quinta-feira, 13 de março de 2008

Como surgiu o Pilates

Joseph Humbertus Pilates (foto) nasceu em 1880 perto de Dusseldorf (Alemanha), na infância Joseph era muito adoentado e por essa razão se propôs a superar sua dificuldades. Por isso, ainda na adolescência foi destro ginasta, esquiador e mergulhador.

No começo da primeira Guerra Mundial, Joseph Pilates fica recluso com outros alemães nos campos de Lancaster, na Inglaterra. Para ocupar seu tempo livre Pilates dá aulas aos internos. Recebeu tanto crédito que nenhum deles foram afetados pela epidemia de Influenza, que matou milhares de ingleses nos meados de 1918. Ainda recluso atua como enfermeiro, junto aos feridos e doentes da guerra. Obteve o êxito de manter seus pacientes estáveis apesar de seus ferimentos, capazes de se locomoverem por si mesmo, graças a firmeza de seus músculos.

Com isso todos foram beneficiados com a melhora da saúde, o que seria impossível sem a presença de terinos e exercícios. Pilates era único no ajudar dos doentes, sempre buscando o melhor e o ideal a eles. Na época Pilates desenvolveu os aparelhos conhecidos nos dias atuais: Cadillac, Reformer, Eletric Chair, Full Barrel, Pedipole e diversos acessórios.
Após a Guerra Pilates retorna à Alemanha. Na década de 20 quando ele faz seu primeiro contato com o mundo da dança, conhece Rudolf Von Laban, que incorpora algumas das técnicas de “Construção Corporal” de Pilates em suas aulas.

Após esse retorno a Alemanha, Pilates recebe um pedido do governo alemão, para que ele aplique seu treinamneto nas forças armadas. Nesta época , vendo o rumo dos acontecementos ele imigra-se para os Estados Unidos, em 1926, aos 46 anos.

Na embarcação que o leva a América, conhece sua futura esposa Clara. “Falávamos muitas horas sobre saúde e a necessidade de manter um corpo saudável”, dizia Clara. Ambos decidiram abrir um estúdio em Nova Iorque, em um endereço no qual dividiram com o New York City Ballet, para o seu ensino dos conhecimentos e técnicas de seu programa de conhecimento físico.
Nos Estados Unidos, o Método Pilates atraiu imediatamente o mundo da dança americana. As melhores companhias de dança e os bailarinos viram-se beneficiados com suas técnicas. Bailarinos conhecidos como Martha Graham e George Balanchine não só praticavam como também recomendavam aos seus alunos o Método Pilates.

Joseph Pilates, morreu em 1967, aos 87 anos, na cidade de Nova Iorque. Fiel ao seu próprio sistema, estava seguro que seus conhecimentos estavam 50 anos a frente em relação à sua época.