quinta-feira, 13 de março de 2008

Comece 2008 com a postura no lugar através do Pilates

Tímidos, altos e desleixados costumam deixar a coluna encurvada. Pilates garante o fortalecimento e a consciência postural necessários para colocar e manter as costas no lugar

Entra e sai ano e lá está ela no mesmo lugar. Enquanto ombros e barriga se projetam para frente, a coluna forma uma curva quase oval, com alguns pontos sobressalentes. Os mais atentos, por mais que se lembrem de corrigir a postura, não conseguem permanecer na posição por muito tempo. Isso porque não basta ter consciência do problema. É preciso estar com a parte superior do tronco fortalecida e sempre alongada para sustentar a coluna de forma correta.

Esse tripé pode ser adquirido com aulas de Pilates, sistema de exercícios que fortalece os músculos e aumenta a flexibilidade. O método de condicionamento físico engloba atividades para todas as partes do corpo. No caso de quem não quer chegar à velhice corcunda, as atividades devem ser direcionadas à parte superior do tronco.

"Por timidez, excesso de altura, fraqueza muscular ou desleixo muitas pessoas projetam o corpo para frente, desenvolvendo uma alteração na coluna chamada cifose torácica. Esses pacientes, quando procuram o Pilates para retomar o equilíbrio da região, devem fazer exercícios que fortaleçam a musculatura posterior do tronco e alonguem a musculatura anterior", ensina a fisioterapeuta Isadora Macedo.

Depois de dez sessões, a coluna já sente os benefícios dos exercícios, que se diferenciam da famosa Reeducação Postural Global (RPG), pelo dinamismo, e do Yoga, já que são usados aparelhos complementares e as posições não são tão difíceis de ser atingidas. "Os objetivos principais são tonificar os músculos fracos, alongar os que estão encurtados e aumentar a mobilidade das articulações. Os movimentos são feitos sem pressa e com muito controle para evitar qualquer tipo de estresse", destaca Isadora.
Não há limite de idade para a prática de Pilates. Os exercícios podem ser feitos até por pacientes em período pós-cirúrgico ou em reabilitação. Outro grande benefício é o autoconhecimento. "Com o Pilates retoma-se o equilíbrio do corpo e da mente. A oxigenação sanguínea e a respiração ficam sempre melhores, o estresse vai embora e o equilíbrio é retomado", conclui Isadora.